Giras(sóis)

A prevenção ao suicídio: o acolhimento sem julgamentos

O Setembro Amarelo é uma campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria, criada em 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, com foco na prevenção ao suicídio. As ações desta campanha visam “conscientizar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, que representam 96,8% dos casos de morte por suicídio.” (https://www.abp.org.br/setembro-amarelo).

O suicídio é um fenômeno complexo, multifatorial e um importante problema de saúde pública que, segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, provoca mais casos de morte que o HIV, malária ou câncer de mama, ou guerras e homicídio. “Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.”(https://www.setembroamarelo.com). No mundo, os casos de suicídio chegam a 800 mil por ano; no Brasil, são aproximadamente 14 mil mortes de suicídio anualmente.

O suicídio ainda é um tabu, mas é importante que se fale sobre o tema de forma responsável para que as pessoas que estejam vivenciando uma situação de crise possam buscar ajuda. Por isso, a conscientização da população sobre o tema se faz importante na prevenção deste problema de saúde. Deste modo, de acordo com a psicóloga e conselheira do Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco (CRP-PE), Anamaria Faria Carneiro, em entrevista concedida ao Jornal Folha de Pernambuco, em 17 de setembro de 2022, o olhar e o ouvir são dois importantes sentidos para que as pessoas, em um primeiro momento, possam acolher sem julgamentos as pessoas em sofrimento psíquico (https://www.folhape.com.br/noticias/setembro-amarelo-escuta-atenta-e-acolhimento-sem-julgamentos-sao/240479/), encaminhando-as, posteriormente, aos serviços especializados de saúde, de modo a se evitar casos potenciais de suicídio.

Sandra Ataíde

Um comentário em “Giras(sóis)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: