Giras(sóis)

Para que fique informado sobre a covid-19, será realizado um giro semanal das informações mais importantes sobre o isolamento social nesse contexto. #FiqueAtento. #FiqueEmCasa.

————————————————————————————————-

Girassóis da última semana de novembro ou traçando caminhos para a mudança

Nesta última semana de novembro de 2020, o IBGE divulgou resultados de pesquisas que permitem construir um perfil socioeconômico e educacional da população de nosso país. Um desses resultados refere-se às informações das Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil referente a 2019, (Expectativa de vida dos brasileiros aumenta 3 meses e chega a 76,6 anos em 2019 | Agência de Notícias | IBGE) que indicam que a expectativa de vida do brasileiro aumentou em média 3 meses de 2018 para 2019, atingindo 76,6 anos. E mais: “Desde 1940, a esperança de vida aumentou 31,1 anos. E a longevidade feminina é, em média, sete anos acima da dos homens.” As diferenças entre a expectativa de vida de homens e mulheres são decorrentes da morte por fatores externos e não naturais, como homicídios e acidentes, que atingem a população masculina na faixa de 15 a 34 anos de idade.

Já  a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) demostra que a taxa de desocupação “chegou a 14,6% no terceiro trimestre do ano, uma alta de 1,3 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior (13,3%)”, e que esse percentual é maior para as mulheres (16,8%) do que para homens (12,8%), bem como para pessoas pretas (19,1%) e pardas (16,5%) em comparação às brancas (11,8%). (Desemprego chega a 14,6% no terceiro trimestre, com alta em 10 estados | Agência de Notícias | IBGE). Segundo os analistas da pesquisa, esses resultados refletem uma distinção estrutural, que pode estar relacionado à baixa escolaridade dessa população e ao fato de um maior número dessas pessoas estarem fora da força de trabalho porque estão no mercado informal.

Por fim, destacamos a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) – Perfil das Despesas no Brasil que revela que “Cerca de 30% das pessoas que tinham os menores rendimentos no país, entre 2017 e 2018, viviam com menos do que consideravam necessário para chegar ao fim do mês.” (30% da população com menores rendimentos vivem com menos que o necessário | Agência de Notícias | IBGE). De acordo também com os resultados dessa pesquisa, 26,2% das famílias, entre 2017 e 2018, tiveram alguma restrição a serviços de saúde e 16,4%, a medicamentos, sendo a falta de dinheiro o principal motivo dessas restrições (serviço de saúde: 16,9%; medicamentos: 11,0%). No que se refere à educação, tendo em vista que a oferta do ensino básico é garantida pelos Estados ou municípios, a despesa não monetária foi maior do que a monetária, porém, isso se inverte no nível de ensino superior, incluindo a pós-graduação, uma vez que não existe uma ampla oferta de vagas nas instituições de ensino superior públicas. Os resultados demonstram, portanto, que são muitos os desafios que precisamos enfrentar para alcançarmos uma sociedade mais justa, mais humana, mais ética e mais equitativa. Ao mesmo tempo, as experiências relatadas por outros países também indicam que isso é possível e tangível! Qual seria a via, a trajetória, o caminho?

Deste modo, outro acontecimento marcou a semana: o lançamento da carta convite para nossa participação no 20º Fórum Social Mundial, com o tema Justiça e Democracia, numa iniciativa coletiva de esforços e mobilização social. O fórum ocorrerá no mês de setembro de 2021 (https://www.scielo.br/pdf/es/v22n75/22n75a14.pdf), comemorando os vinte anos de existência e vitalidade do FSM, com uma robusta representatividade de entidades, organizações, ativistas, associações, coletivos, instituições públicas e movimentos sociais progressistas da sociedade civil de todo o mundo, tais como: Transforma MP, CLACSO, ABJD, MTST, APB, TRT 4ª, AJD,  Universidade de Coimbra, TS de recursos de Maputo, Fórum de Alternativas do Sul do Marrocos, Conselho internacional do FSM, entre inúmeras outras, intensificando o poder, soberania popular e justiça social para a construção de mundos outros, onde haja formação para democracia radical (https://www.youtube.com/watch?v=_1BfX5_-5IQ). No entanto, a primeira edição do 20º FSM, ocorrerá na semana de 25 a 29 de janeiro de 2021 (http://openfsm.net/projects/fsmvirtual2021/project-home).

A dinâmica, reflexão e ênfase do 20º Fórum Social Mundial visa fortalecer a resistência e luta anticapitalista, antirracista e antisexista, que reage à opressão e destruição dos países do sul com agenda, projeto, concentração e caráter reacionário e conservador, aumentando o poder capitalista baseado na governança das corporações, no desrespeito, descompromisso e desmonte do Estado democrático e de direitos sociais, com sistemas judiciários manipuláveis, com privatização, terceirização e sucateamento das políticas públicas, que recrudescem a estrutura e funcionamento do Estado social, demoniza o partido dos trabalhadores, e de esquerda, destrói o meio ambiente, viola direitos humanos, sobretudo, com agenciamentos racistas e com violências de todas as ordens dirigidos para a maioria da população, exposta ao vírus da covid-19 e à extrema-direita do nosso tempo (https://www.brasildefato.com.br/2020/11/24/comite-em-defesa-da-democracia-cobra-rigorosa-investigacao-pelo-assassinato-de-beto   https://www.brasildefato.com.br/2020/11/21/sem-energia-amapa-registra-aumento-de-250-novos-casos-de-covid-19).  

Visando a organização e definição dos eixos temáticos que serão priorizados no FSM em 2021, será realizado, nos dias 11 e 12 de dezembro 2020, um seminário preparatório, com inscrição gratuita para todos os interessados no e-mail facilitaçãofsmjd2021@gmail.com . Um caráter fundamental do FSM 2021, é a forte presença feminina na adesão e na organização do evento, reforçando o debate e enfrentamento sobre as novas demandas civilizatórias, movendo a ideia e pressupostos de retorno das utopias (https://www.youtube.com/watch?v=KDXX7m3iBzc    (https://www.youtube.com/watch?v=ABg28nizZZs&t=2082s).   

Keyla Ferreira e Sandra Ataíde

Um comentário em “Giras(sóis)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: